Monumento:
Fotografia da Estátua de Simões Lopes Neto
Fonte: Elaboração Própria - Raquel Olmedo
História:
João Simões Neto foi um grande autor e contribuinte para a cultura Pelotense.
Em sua Juventude foi estudar no Rio de Janeiro, mas por questões de saúde retornou a Pelotas, sua cidade Natal.
Em pelotas escreveu peças de teatro amador e realizou obras Gaúchas divulgando sua cultura e inspirando os moradores a preservação e orgulho da mesma.
Algumas de suas obras são: "Trezentas onças", "O boi velho", "O chasque do imperador" e "Contrabandista".
Algumas de suas lendas mais conhecidas: "A boitatá", "A Salamanca do Jarau" e "O Negrinho do Pastoreio".
Em homenagem a esse grande e admirado autor da cultura Gaúcha, foi criada uma estátua em tamanho real na cidade de Pelotas, demonstrando o carinho dos Pelotenses por esse autor.
A mesma encontra-se no mesmo local onde é realizada a Feira do Livro.
Escultura:
Essa estátua foi confeccionada pelo artista plástico mineiro Léo Santana,também autor de outras obras semelhantes como a estátua de Carlos Drummond de Andrade, que fica no calçadão de Copacabana, no Rio de Janeiro.
A escultura de João Simões Lopes Neto pesa 230 quilos, banco de praça em que está sentado também faz parte desse monumento. Seu tempo de construção foi de quatro meses. A escultura é toda feita em bronze, o patrocínio de sua obra foi do Banrisul.
Inauguração:
A inauguração dessa Estatua foi realizada no dia 16/12/2016 e contou com a presença de figuras importantes da Cidade de Pelotas, como o Ex Prefeito Eduardo Leite, agora atual governador do Estado do Rio Grande do Sul e a Ex Prefeita Paula, atual prefeita da Cidade de Pelotas, a mesma fez uma declaração muito significativa sobre o monumento "A inauguração da escultura encerra o biênio com chave de ouro. Simões não está aqui estático. Ele está sentado, à espera de companhia, de leitores, de admiradores de sua obra".
Como a Prefeita Paula comentou, hoje toda a comunidade e turistas tem a admiração e o prazer de sentar ao lado de Simões Lopes para ler e desfrutar de sua companhia e claro tirar fotos.
Como a Prefeita Paula comentou, hoje toda a comunidade e turistas tem a admiração e o prazer de sentar ao lado de Simões Lopes para ler e desfrutar de sua companhia e claro tirar fotos.
Foto Turistas com Simões.
Fonte: Foto de Felipe Aranalde.
Foto Comunidade e Simões.
Fonte: Elaboração Própria - Raquel Olmedo.
Localização:
Essa estátua belíssima de Simões Lopes Neto fica localizada na Praça Coronel Pedro Osório no centro da Cidade de Pelotas no Rio Grande do Sul.
Como chegar:
Vídeo do Monumento:
Vídeo Monumento Simões Lopes Neto, Pelotas - RS
"A sobrinha-neta do escritor, Lucinha Simões Lopes, foi a primeira a sentar-se no banco para ser fotografada ao lado da estátua do escritor. O evento também teve a participação de estudantes de escolas públicas."
ResponderExcluirFonte: https://estado.rs.gov.br/estatua-em-homenagem-a-simoes-lopes-neto-e-inaugurada-em-pelotas
“A escultura foi patrocinada pelo Banrisul com um aporte de R$ 200 mil, via Lei Rouanet“
ResponderExcluirFonte: https://www.google.com/amp/gauchazh.clicrbs.com.br/geral/amp/2016/12/joao-simoes-lopes-neto-ganha-escultura-de-bronze-no-centro-historico-de-pelotas-cj5wj6gzf1sy1xbj037nctg5n.html
Olá! Grande escritor Pelotense que contribuiu muito para a História de Pelotas.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirSimões Lopes Neto foi estudar para o Colégio Abílio, no Rio de Janeiro, regressando depois a Pelotas, onde se envolveu em diversos negócios, nomeadamente de vidros e destilaria. No entanto, estes negócios correram mal porque entretanto estalou a guerra civil no Rio Grande do Sul. Posteriormente, ainda montou uma fábrica de cigarros, outra de café e uma empresa para explorar prata.
O próprio prédio do IFSul foi doação feita por Simões Lopes neto, como incentivo a educação do município.
ResponderExcluirJoão Simões Lopes Neto foi o maior autor regionalista do Rio Grande do Sul devido a valorização que ele dava em sua escrita a história gaúcha e seus tradições.
ResponderExcluir